Não deitar borda fora o Euro com a água do banho
Os socialistas espanhóis querem refundar o Euro. Ao contrário dos que acham que a única alternativa a uma Zona Euro mal desenhada é a saída, os socialistas espanhóis avançam com medidas que podem reforçar a Zona Euro e que asseguram uma maior estabilidade entre as várias economias. Os socialistas franceses estão em sintonia. Agora chega o convite aos socialistas portugueses.
Manuel de la Rocha explicou à Lusa que o documento aborda cinco pontos principais.
O primeiro visa a concretização da União Bancária e do Mercado de Capitais Comum. O segundo aborda a necessidade de se "fazer um orçamento real para o euro", financiado por um lado por "impostos europeus, como o do CO2 (Carbono) ou transacções financeiras" e, por outro, por um Tesouro Europeu que possa emitir ‘eurobonds'.
O terceiro passa por uma União Social, com "regras comuns para salário mínimo, idade de reforma, mercado de trabalho" e uma "concertação social europeia".
O quarto ponto é uma "simplificação das regras do pacto de estabilidade e crescimento", propondo o PSOE, por exemplo, um limite de défice global para a União e não individualizado para cada país.
Talvez a situação da Grécia ajude à manutenção do Euro . Todos ganham .