Nacionalizar a TAP - os grandes negócios do Estado
O governo mal chegou reverteu a privatização da companhia aérea. Logo se viu que a operação serviu para calar a boca aos seus parceiros da extrema esquerda ( PCP e BE) e, de corrida, meter lá uns amigos principescamente pagos. O Estado passou a ter 50% do capital mas perdia em toda a linha. Direitos económicos muito inferiores à sua participação no capital e, na gestão, não mandava nada.
É, claro, que a TAP é um sorvedouro de dinheiro e está hoje com os mesmos problemas de todas as outras companhias aéreas. Aviões no chão.
A Air France/KLM vai receber ajudas do Estado de 11 mil milhões de euros e a Lufthansa uma ajuda de 7 mil milhões de euros. É verdade que estas companhias são bem maiores que a TAP mas por estes números vê-se bem o que será necessário meter na companhia.( 600 a 700 milhões de euros)
O Estado português vai meter na TAP a fatia leão do dinheiro que vem da Europa ? Se sim, o que sobra para as milhares de empresas em Lay -Off ( já são 98 000 ) e para os seus trabalhadores ? Empresas em sectores estratégicos tanto no mercado interno como na exportação?
Há muito que se percebeu que o serviço prestado pela TAP pode ser fornecido em melhores condições por dezenas de empresas a custo muito mais baixo. Mas a ideologia não deixa. Companhia de bandeira, dizem eles.