Na Islândia os banqueiros culpados sofrem pesadas penas
Um exemplo a seguir na Europa e nos USA. Banqueiros culpados sofrem pesadas penas. (...) a decisão do Supremo Tribunal é um sinal para que outros países avancem para casos semelhantes e de que nenhum indivíduo é demasiado importante para ser processado. "Este caso envia uma forte mensagem que irá levantar a discussão", .
Nem todos os processos deste âmbito levados a cabo na Islândia tiveram o mesmo resultado. Contudo, o esforço que a Islândia tem levado a cabo no sentido de atribuir responsabilidades aos banqueiros locais parece diferir da realidade dos EUA e do resto da Europa em particular, onde poucos banqueiros têm sido chamados a assumir responsabilidades pelo colapso financeiro das instituições onde trabalhavam e das implicações sobre os próprios países.
Por cá há muito banqueiro que tarda em ir dentro. No BES está mais que provado, pela boca dos próprios, que valia tudo. No BCP houve um assalto a partir do poder político e da CGD. No BPP vendeu-se gato por lebre e no BNP é a história do "Ali Bábá e os 40 ladrões". Estão todos a dormir nas suas caminhas graças a cauções monetárias que pagaram com o dinheiro que "arrecadaram".