Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Na economia vamos voltar ao mesmo ?

A economia, o País, necessita, urgente, de um choque fiscal. Ou se muda estruturalmente o perfil da economia - reindustrializar, inovação tecnológica, exportação de saúde e conhecimento, desendividamento, recapitalizaçao das empresas - ou, para voltar tudo ao mesmo - turismo e economia de baixos salários e precariedade dos tuk-tuck, alojamento local - gastando, pelo caminho, milhares de milhões de euros é algo idiota, pouco ambicioso e ajuizado... E isso é o que Costa, Centeno e Marcelo querem: “voltar ao mesmo”.

Como mudar de vida?

Primeiro apoiar, no imediato, a liquidez das empresas, apoiando salários e circuitos de pagamentos. Eliminar, por dois anos, todos impostos com características de pagamentos por conta, impor planos fiscais de recapitalizaçao, incentivos à constituição de provisões, alargamento de reportes de prejuizos em sede de IRC, apoios fiscais às prestações suplementares de accionista e sócios de empresas.

Segundo, o choque fiscal, este sim, a componente estrutural: recuperar o crédito fiscal ao Investimento lançado em 2013, baixar, em dois anos, a taxa nominal de IRC para os 16%, cortar - por um período de três anos - três pontos à TSU paga pelas empresas, de forma indirecta, industriais. Incentivos à captação de capital estrangeiro - vistos dourados mais sofisticados e dirigidos - e tratamento fiscal favorável ao capital bancário e financeiro importado.

Agora... gastar milhares de milhões de euros, levar a banca ao limiar da bancarrota para... “voltar ao mesmo”?

PS. Em bom rigor, Costa, Centeno e Marcelo nunca tiveram uma ideia para a economia. Entre 2016 e 2020 sentaram-se nas cadeirinhas e o turismo - algo que já vinha de 2013 - fêz o resto. Foi isto.

 
 
 

1 comentário

Comentar post