Muito dinheiro para a TAP pouco dinheiro para a Saúde
O governo muito se afirma como o campeão do investimento no SNS mas quando chega a hora o dinheiro não aparece. Vai para a TAP uma companhia que teimosamente e ao arrepio do que acontece nas companhias de transporte aéreo europeias, quer manter-se de bandeira.
Medidas e opções políticas sem racionalidade económica custam muito dinheiro como se vê na opção agora tomada. Para o SNS vão 550 milhões mas para a TAP vão 1,2 mil milhões. Palavras para quê, vão continuar a chorar lágrimas de crocodilo ? É que o SNS tem que recuperar a actividade - 50% das consultas, cirurgias, exames e análises foram adiadas - para recuperar centenas de milhar de doentes. Que sofrem, que morrem sem serem tratados.
Em termos de orçamento, estamos a falar de três meses -- 25% de um ano. Se eu aplicar este quarto de ano ao orçamento, significa que, para recuperar metade do que era a atividade desses três meses, são necessários 1.250 milhões de euros", explicou.
Esta recuperação, avançou, "terá de ser feita de forma suplementar, o que significa milhares de pessoas a trabalhar e a receber de forma suplementar. O SNS precisa seguramente de mais dinheiro".
Uma das lições desta pandemia é que a saúde é absolutamente determinante na vida de qualquer país. Na Europa, as pessoas estão a perceber isso e há alguns países que vão investir muito mais na saúde, mesmo os que já investiam mais do que nós".
O que vemos é que a economia já está a prevalecer sobre a saúde, como demonstra a verba de 1.200 milhões de euros prevista para a TAP", .