Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Muito dinheiro para a TAP pouco dinheiro para a Saúde

O governo muito se afirma como o campeão do investimento no SNS mas quando chega a hora o dinheiro não aparece. Vai para a TAP uma companhia que teimosamente e ao arrepio do que acontece nas companhias de transporte aéreo europeias, quer manter-se de bandeira. 

Medidas e opções políticas sem racionalidade económica custam muito dinheiro como se vê na opção agora tomada. Para o SNS vão 550 milhões mas para a TAP vão 1,2 mil milhões. Palavras para quê, vão continuar a chorar lágrimas de crocodilo ? É que o SNS tem que recuperar a actividade - 50% das consultas, cirurgias, exames e análises foram adiadas - para recuperar centenas de milhar  de doentes. Que sofrem, que morrem sem serem tratados.

Em termos de orçamento, estamos a falar de três meses -- 25% de um ano. Se eu aplicar este quarto de ano ao orçamento, significa que, para recuperar metade do que era a atividade desses três meses, são necessários 1.250 milhões de euros", explicou.

Esta recuperação, avançou, "terá de ser feita de forma suplementar, o que significa milhares de pessoas a trabalhar e a receber de forma suplementar. O SNS precisa seguramente de mais dinheiro".

Uma das lições desta pandemia é que a saúde é absolutamente determinante na vida de qualquer país. Na Europa, as pessoas estão a perceber isso e há alguns países que vão investir muito mais na saúde, mesmo os que já investiam mais do que nós".

O que vemos é que a economia já está a prevalecer sobre a saúde, como demonstra a verba de 1.200 milhões de euros prevista para a TAP", .

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.