Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Momento raro em televisão - os mais ricos dos ricos não pagam impostos

No programa da SIC - N ( negócios da Semana) da autoria de José Gomes Ferreira foi entrevistado um ex-director geral da Administração Fiscal. Entre muitas coisas que revelou há uma absolutamente extraordinária. As 1 000 famílias que possuem acima de 25 mil milhões em propriedades e ou auferem 5 mil milhões de rendimento, pagam em IRS cerca de 2% do total arrecadado na totalidade dos impostos. As famílias com o mesmo estatuto nos países mais próximos de nós, pagam o equivalente a 20% da totalidade do imposto arrecadado em sede de IRS.

A razão principal é porque conseguem interferir na legislação produzida na Assembleia da República e nos outros níveis legislativos e executivos do estado.

Perguntado porque não se avança na perseguição dessa gente, respondeu que o caminho vai sendo percorrido aos solavancos com interferências do poder executivo que ora dá luz verde ora retira as competências necessárias.

O ex - director geral trabalhou com dois ministros das finanças e com quatro secretários de Estado ( governos de Sócrates e de Passos Coelho) durante sete anos, acabando por pedir a demissão quando percebeu que o objectivo era cortar as asas à Administração Fiscal.

Com Vitor Gaspar a receita fiscal, com o brutal aumento de impostos, aumentou sete mil milhões ( de 32 mil milhões para 39 mil milhões) mas das tais mil famílias só uma minoria foi afectada. 

A Democracia e a liberdade de expressão não têm alternativa.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.