Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Mau para a Grécia pior para a União Europeia

A saída da Grécia do euro é a curto prazo má para o povo grego mas também é, muito má para a UE. Fica percebido que o que falta na UE é solidariedade, porque os montantes em jogo, para a Europa, não são significativos. Mas a Grécia também tem muitas culpas no cartório, andou a brincar demasiado tempo e por último acreditou no aventureirismo do Syriza.

As condições que se perfilam para a Grécia entregar em três dias novas propostas são quase um convite a que a Grécia saia do Euro pelo seu pé. A administração pública não tem um serviço de informação estatística capaz. A sua máquina fiscal é ineficaz e corrupta. Há interesses organizados à volta do estado que viveram toda a vida à conta do orçamento. O seu sistema de pensões é uma calamidade que envolve milhões de pessoas. Mesmo num país organizado seria difícil preparar a proposta em três dias.

Da dignidade mostrada no referendo o povo grego prova agora a humilhação. Não se humilha um povo impunemente e as autoridades europeias estão cegas politicamente. Não ver que muito para além do dinheiro há a situação geoestratégica, a vizinhança de países em conflito e onde a paz é periclitante. Não perceber que tudo isto vai custar muito mais à UE do que a solidariedade ( desde que haja da parte da Grécia garantias de cumprimento) é não estar á altura do momento.

Se é para impedir a ascensão do PODEMOS em Espanha, do partido de extrema direita de La Pen na França  e outros movimentos extremistas, então o erro não podia ser maior. A única forma de manter a Europa no caminho certo é o desenvolvimento, a Democracia e o Estado Social.

A Europa representa a maior produção mundial de riqueza, o que corresponde a 7% de toda a riqueza mundial produzida e ao mesmo tempo, as suas despesas sociais representam 50% das despesas sociais de todo o mundo. Não há syriza que valha uma noite mal dormida.  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.