Mas não era a Caixa pública que queriam com gestão privada ?
A CAIXA pública é o que sabemos, milhões que desaparecem em negócios em que o estado anda de braço dado com os amigos e empresas do regime. Aliás, não há responsáveis pelos créditos malparados , não fora a caixa de robalos do Vara e nem um dos que autorizaram os empréstimos milionários está a ser investigado nem chamado à responsabilidade.
O que não é o caso dos bancos privados que faliram, os responsáveis estão a responder perante a Justiça e os seus bens foram arrestados.
Mas a CAIXA pública com gestão privada ( tendo em vista prestar serviços financeiros ) para não ser o sorvedouro de dinheiros públicos que tem sido, precisa de aplicar os principios da gestão privada. A primeira medida é que não pode perder dinheiro, nenhuma empresa pode (salvo as empresas de transporte públicas que não transportam EBITDA, como disse o nosso primeiro ).
E, aí está, a primeira desilusão na CAIXA que se quer pública mas que sabe que se vier a precisar de mais recapitalizações não haverá governo que tenha coragem de lá colocar mais dinheiro dos contribuintes.