Mas não é este governo que quer acabar com as matrículas no ensino superior ?
Um estudante pode pagar matrículas de formas diferentes. Por exemplo prestar serviço público.
O que está a ser proposto é que os jovens médicos sejam obrigados a prestar serviço no Serviço Nacional de Saúde como forma de pagar o curso. Mas quem propõe esta medida são os mesmos que andam a propor propinas zero para os alunos do ensino superior.
Para mim é claríssimo que os alunos do ensino superior devem pagar em todo ou em parte o seu curso. Vão ganhar mais na sua vida profissional do que aqueles que não tirando curso superior lhes anda a pagar o curso.
Pedir um empréstimo bancário para pagar a matrícula e pagá-lo durante a vida profissional é o que se faz em vários países. Abre acesso a todos os que estudam a sério sem discriminação económica.
O que não parece razoável é os economistas terem que trabalhar na Administração pública, os juristas, os sociólogos e todos os que se licenciam nas universidades públicas. Ora é mesmo isso que se propõe para os médicos.
Há um problema com a falta de médicos ? Há, mas então encontre-se uma solução equitativa como se faz nos países que não se governam por ideologias idiotas.