Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Más escolas públicas cheias de alunos pobres

Melhorar as más escolas públicas devia ser o mais importante objectivo do Ministério da Educação se não mesmo o único, deixando as boas escolas entregues a si próprias em autonomia plena. Esse seria o salto qualitativo fundamental.

Enquanto tivermos escolas privadas cheias de alunos ricos ou muito remediados, boas escolas públicas cheias de alunos remediados e más escolas públicas cheias de alunos pobres o ensino é, globalmente, de baixa qualidade e profundamente desigual contribuindo para a manutenção do status quo social. A pais pobres correspondem filhos pobres e a escola perde o seu principal objectivo numa sociedade pobre e desigual como a nossa. Ser um real elevador social.

É por ser difícil e por obrigar a mudanças profundas nas políticas educativas que tal nunca foi tentado . Melhoria nas condições a professores e alunos. Concentração de meios nessas escolas. Acompanhamento por equipas multidisciplinares.

Aqui no meu bairro - e já aqui vivo há 42 anos - nada mudou no que aos alunos pobres diz respeito. É tempo de o ministério deixar de ser uma batalha campal entre sindicatos e governantes.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.