Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Mas é desagradável pedir dinheiro em ano de eleições, não é?

O medo é que os que irão beneficiar dos passes se zanguem e fujam com o voto ? É que aumentar em 1 euro o custo de entrada em Lisboa ( e Porto) de cada um dos 370 000 carros diários resolve o financiamento da medida, evitando que os contribuintes do interior não beneficiários, assumam os custos .

É fácil de implementar, é mais justo e mais eficaz mas tem o poderoso inconveniente de afugentar votos .

E outra medida fácil de implementar e bastante justa é aumentar o custo do parqueamento dentro de Lisboa. Mas lá está tem o mesmo inconveniente. Pode afugentar votos.

Porque ir pedir mais dinheiro directamente às centenas de milhares de pessoas que todos os dias levam o seu carro para Lisboa e para o Porto é uma coisa muito desagradável em ano eleitoral. Ainda que sejam precisamente estes que se querem cativar para o transporte público, também são estes que se querem cativar para o voto nas próximas eleições.

É muito mais discreto fazê-lo através do Orçamento do Estado, onde populações que nem sabem o que é um transporte público e pagam impostos como em todo o país vão contribuir para políticas locais que são necessárias mas que não deixam de ser locais.

ferreira.jpg

 

1 comentário

Comentar post