Mais uma semana e ninguém quererá formar governo
António Costa lançou aquelas insinuações sobre as más notícias a conta gotas . Há buracos escondidos nas contas públicas . Mas se é assim, se as contas estão piores, como é que o PS vai devolver mais rapidamente os salários e as pensões ? E como é que vai abrir mão às exigências do PCP e do BE que são ainda mais pesadas financeiramente ?
Depois em Novembro há os testes de stress aos bancos. A agência Moody's, não por acaso, já veio subir a classificação dos bancos portugueses. Estão capitalizados não há problema. Mas se não estão se os problemas financeiros do país são mais graves do que o que veio a público então, o melhor mesmo para o PS, é deixar passar o governo minoritário do PSD/CDS até às eleições presidenciais . Ganha tempo para convencer o PCP e o BE.
Mas se a verdade ( sempre a verdade) for que o país está mesmo a crescer e a criar emprego, será a Coligação a forçar a realização de eleições antecipadas e obter uma maioria absoluta.
Quem diria que o melhor cenário para Costa era deixar a Coligação governar ? Mas foi ele que levantou a lebre não se pode queixar de nada.