Maioria dos portugueses espera que Rui Rio avance
A questão não é se deve avançar contra Passos Coelho por este estar com sondagens "poucochinho . A questão é se pode ganhar, se é quem melhor chega à maioria dos portugueses e se tem credibilidade. E não se duvide, são essas as características que serão determinantes na escolha do candidato.
Passos Coelho continua num combate desgastante depois de uma governação muito difícil . Mostra a resiliência de sempre e que se trata de um maratonista político , corajoso e conhecido no país e na Europa. Será sempre um adversário temível mas serão as sondagens a determinar quem avançará.
Por outro lado não vejo quem no PSD tenha ou venha a ter no curto prazo a popularidade e a credibilidade de Passos e Rio . Claro que as autárquicas também serão um teste importante, não só para Passos Coelho mas também para quem se apresente a votos. Se alguém em Lisboa tiver uma boa votação dá um passo importante junto do resto do país.
E Santana Lopes deixa a Santa Casa para se candidatar à câmara de Lisboa ? Pode baralhar as contas mas só avança com a garantia que terá fortes hipóteses. Tudo aponta para que o Congresso do PSD marcado para 2018 seja antecipado mas sempre para depois das autárquicas. Passos Coelho não deixará de tomar essa decisão