Macron ganha debate a Le Pen
Uma sondagem logo após o debate aponta para a vitória de Macron com 63% dos votos contra 37% de Le Pen. Afinal os valores esperados para as eleições de domingo próximo.
Uma anterior sondagem indicava que 91% dos que votam Macron não tinham intenção de mudar o sentido do voto, o que se confirma com esta última sondagem .
Foi um debate feroz . Le Pen mostrou-se muito mal preparada na vertente económica, não sendo capaz de ultrapassar intenções vagas e inconsistentes. Já Macron teve dificuldades quando deixou o debate resvalar para a discussão de temas gerais .
O centro do debate foi a União Europeia. Le Pen não conseguiu ser convincente e não apresentou alternativas sólidas. O seu grande deslize foi quando colocou a hipótese de a França ter duas moedas. O Euro para as relações exteriores e o Franco para circular dentro de portas. Ora, isto levaria a um aumento de preço generalizado das importações o que Macron assinalou de imediato. Le Pen ficou nas covas.
Esperemos agora que a União Europeia siga esta via com as próximas eleições na Alemanha onde os dois candidatos são pró-europeus.
Itália pode vir a ser o próximo problema e a Grécia lá vai atravessando a via sacra executando os programas de austeridade que a extrema esquerda sempre disse que não faria.