Macron e Le Pen à procura do centro político
Vai ser já em Julho nas legislativas. Macron, presidente eleito, porque precisa de uma força política organizada que o apoie na Assembleia Nacional, Le Pen porque já percebeu que não chegou o movimento que fez em direcção ao centro. Já conseguiu mais votos que seu pai suavizando propostas e moderando posições . Vai ter que transformar a Frente Nacional num partido que possa preencher uma parte do centro direita.
Macron vai à conquista do centro esquerda ocupando a posição dos partidos social democratas e socialistas democráticos que, em grande parte, ficaram pelo caminho.
Precisam de respostas novas para velhos problemas que ficaram definitivamente formulados durante a crise que a Europa está a deixar para trás. Um desses problemas é que quer a extrema esquerda quer a extrema direita não apresentam soluções viáveis no quadro democrático e europeu. Chamados ao poder as suas propostas foram rapidamente abandonadas . Embateram num muro político e técnico que a realidade ergueu à sua frente.
Iniciar a mutualização da dívida como forma de baixar juros e consolidar prazos, flexibilizar o Tratado Orçamental, crescer na economia e criar emprego .
E, politicamente, reforçar o estado de direito e o estado social e todos os princípios democráticos que possibilitaram que nunca tantos gozaram esta qualidade de vida durante tanto tempo.