Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Liberdade de escolha na saúde

Com um SNS estatal e universal é bizarro que o próprio estado mantenha, paralelamente, só para funcionários públicos , a ADSE, o que se traduz numa liberdade de escolha que é negada ao resto dos cidadãos.

É da mais elementar justiça que sejam os funcionários públicos a pagarem o seu sistema exclusivo e grande parte dos déficites acumulados . Não se compreende que sejam os contribuintes, através de transferências do orçamento, a pagar o que lhes é negado.

Mas o mais curioso é que se tenha levantado uma onda de protestos por o actual governo ter aumentado a participação dos funcionários públicos no financiamento do sistema de que são beneficiários exclusivos.

Daí que, numa perspectiva socialista, faça todo o sentido defender a extinção da ADSE, como recentemente voltou a argumentar Vital Moreira e como argumentou em 2013 Álvaro Beleza.

A solução está obviamente em privatizar o sistema, retirá-lo das contas públicas e entregar a sua gestão aos interessados, em autogestão mutualista ou noutro sistema concertado com os mesmos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.