Lembram-se dos subsídios que compravam "ifadaps"?
Os subsídios eram distribuídos através dos balcões do IFADAP - Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas - e rapidamente utilizados para comprar geeps muito em moda e que a população rapidamente crismou de "ifadaps".
Fomos bastante precoces no desvio desses subsídios de que só uma pequena parte chegava aos verdadeiros agricultores e pescadores. A notícia vem de uma investigação em vários países da UE .
Segundo aquela publicação, "isto ocorre porque os governos da Europa Central e Oriental, vários dos quais liderados por populistas, têm ampla latitude na distribuição dos subsídios, financiados por contribuintes de toda a Europa, mesmo quando todo o sistema está oculto em sigilo".
O artigo do NYT cita um estudo que revela que 80% do dinheiro vai parar aos maiores recetores, que representam 20% do bolo.
Dos 58 mil milhões de euros anuais que a União Europeia disponibiliza para a agricultura, uma parte fica nos bolsos dos mais poderosos, entre eles, os líderes populistas húngaro e checo.
O Estado quando parte e reparte segue a velha máxima " quem parte e reparte e não fica com a maior parte ou é tolo ou não tem arte".