Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Lançar notas de mil euros de um helicóptero

O economista Milton Friedman diz que lançar dinheiro directamente para o bolso das pessoas teria um impacto extraordinário sobre a procura e a economia. Em  vez de o dinheiro passar pelos bancos ( como faz o BCE) e não chegar à economia, o dinheiro vai directamente para a conta dos cidadãos. Mas como nesta coisa do dinheiro há sempre uns tipos que pisam as regras e levam sempre a maior parte, o melhor mesmo é transferir o dinheiro directamente para a conta bancária de cada um de nós. Da noite para o dia a conta cresceria.

Contas feitas ( Expresso) seriam injectados na economia cerca de cinco mil milhões bem mais que os mil milhões que o nosso governo quer injectar. E sem problemas orçamentais . Problemas inflacionistas ? Nem por isso estando a taxa da inflação perto do zero.

As pessoas gastariam parte desse dinheiro em bens de consumo de preferência portugueses ? Há sempre o perigo de estragar as contas externas ( que nos últimos quatro anos tiveram um comportamento fantástico) com o aumento das importações mas, se o montante para cada um de nós não ultrapassasse os 500 euros muito provavelmente o consumo seria mesmo de bens e serviços nacionais.

Além de Friedman, apoiam a ideia economistas como Adair Turner, John Muellbauer e muitos outros. A solução é mesmo colocar dinheiro nas mãos das pessoas. Estou entusiasmado com a ideia...

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.