Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Juros da dívida de Portugal já estão a subir

BCE prepara-se para reduzir a sua intervenção na compra de títulos nos mercados incluindo Portugal. Foi quanto bastou para os juros iniciarem nova alta. É um dos tais eventos externos de que falávamos aqui há bem pouco tempo. Uma corrente de ar pode ser uma pneumonia para as nossas finanças.

A Bloomberg não especifica as fontes que lhe transmitiram a informação, dizendo que se trata de responsáveis do Banco Central Europeu. Mas a notícia pode ter um impacto significativo nos juros da dívida de Portugal e dos outros países, já que aponta para uma alteração no ritmo de compras mensais ao abrigo do programa decisivo de “quantitative easing“, ou seja, de estímulo monetário. Já ontem o comissário europeu alemão dizia que a "probabilidade de um segundo resgate é maior que zero". Azar, tinha o microfone ligado ( também disse que não o diria publicamente )

index.jpg

A nossa taxa de juro a 10 anos estava ontem a 3,43% e a mesma taxa espanhola estava a 0.9% enquanto, o PIB em Portugal cresce a 1%( no máximo) e em Espanha cresce a mais de 3%. 

Chamem-me o que quiserem mas sou só o "go-between " , não atirem no mensageiro.