Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Jerónimo não gosta da transparência

Cavaco Silva exigiu transparência no acordo do PS com o PCP e o BE.  Tem todo o direito de exigir a clarificação do acordo antes de dar posse ao governo. É o que faz com todos os governos . Com os actuais acordos, que todos os que os leram classificam como ambíguos, que poderia fazer Cavaco depois de ouvir tanta gente ? Avançar primeiro para um governo de iniciativa presidencial ? Dar posse a um governo na base da desconfiança ?

O PCP julga-se o guardião da Constituição. Tudo o que não lhe agrada é contrário à Constituição, mas o Presidente da República tem responsabilidades próprias entre as quais assegurar-se que os compromissos internacionais são cumpridos. Ora PCP e BE não deixam dúvidas a ninguém. São contrários ao cumprimento dos acordos que nos ligam à União Europeia e à Nato . Não basta, pois, dizer que congelam durante uns tempos essa parte essencial da sua doutrina.

Num texto publicado no site da Presidência na internet, após ter recebido o secretário-geral socialista, Cavaco Silva fez saber que as "posições conjuntas sobre situação política" assinadas pelo PS com os outros partidos parlamentares de esquerda "suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do PS, no horizonte temporal da legislatura."

O Presidente da República quer o(s) acordo(s) clarificados. Quem lhe pode levar a mal ? Transparência é fundamental nos acordos, em todos os acordos, especialmente onde entra o estado e as suas instituições. E não foi Jerónimo que ensaiou aquela hipótese de não haver acordo escrito dizendo que palavra de comunista basta ? É claro que é a essa luz que se entendem as assinaturas envergonhadas. E acordos escritos com afirmações vagas que dão para tudo, especialmente para quem quer ir decidindo caso a caso como o PCP, ainda mais exigem clarificação. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.