Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Histerismo saloio cerca Lisboa

Eu que ando cá por Lisboa há 52 anos e que já palmilhei a cidade dezenas de vezes ( o médico diz que os meus pés estão uma desgraça não posso andar tanto) não sei se morro de riso se de tristeza com o histerismo que grassa por algumas cabeças bem pensantes. Agora é o turismo.

Eu vejo em Lisboa gente jovem e não jovem linda, que aprecia o nosso sol, a nossa gastronomia e a nossa cidade. Vejo como nunca a recuperação dos imóveis na baixa e nos bairros mais castiços. Os restaurantes cheios, os transportes cheios. A nossa gente com trabalho e a fazer o que de melhor sabe fazer. Receber com cordialidade e simpatia.

A cidade ferve como já dizia Camões " de muitas e desvairadas gentes " . Ali no Rossio lembro-me sempre de Luís de Camões e de Cesário Verde, o seu amor por Lisboa cheia de gente de distintas origens. Lisboa foi sempre assim, aberta ao mundo a quem nos quer visitar.

Mas há gente que pisa tudo o que mexe. Metidas nas suas tamanquinhas vêem horrores onde só há vida. Olham para a felicidade dos comerciantes e dos empresários ( pequenos) e só vêem o lucro malvado. Casas recuperadas segundo as instruções da Câmara como atentado à autenticidade das velhas casas a cair de séculos.  

Debaixo da capa fracturante e prá-frentex há uma alma poeirenta e profundamente conservadora .