Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Há alternativa à política de confronto do novo governo da Grécia

Portugal vai antecipar o reembolso do empréstimo que tem perante o FMI. É uma boa jogada, não só financeira mas também política. Financeira porque pode poupar entre 150 milhões e 200 milhões de euros por ano em juros. Política porque mostra aos parceiros e credores que está no caminho do cumprimento.

Além das vantagens directas do ponto de vista orçamental, Passos e Maria Luís quiseram marcar um ponto político na Europa que fosse além da já gasta expressão "não somos gregos". E, quando Alexis Tsipras e Yanis Varoufakis andam para trás e para a frente, perdidos na sua própria estratégia, Portugal acelera o reembolso ao FMI.

É por isso que este reembolso não é normal, como diz o líder do PS, em contradição com as críticas que faz à estratégia financeira do Governo. Mas também é verdade que após três anos de austeridade chegou o momento de aprofundar o relançamento da economia e criar emprego. Nesta disputa entre a Alemanha e a Grécia devemos ser mais gregos que alemães. É que com austeridade ou sem ela a prazo estaremos todos mortos.