Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Grande desapontamento

Não esperava, confesso. É um facto desapontador e tenho dificuldade em prever as consequências desta votação pela saída do Reino Unido da União Europeia.

É claro que o tema da imigração foi determinante o que não é de estranhar porque nestas coisas é a emoção e não a razão que funciona. A imigração e a livre circulação das pessoas assusta muita gente, desde os que a ela atribuem as suas dificuldades de emprego até ao terrorismo . Dois argumentos muito poderosos e que na hora de votar fizeram inclinar a votação para a saída.

Há milhões de imigrantes no Reino Unido que poderão sofrer consequências negativas e as torneiras da segurança social vão fechar-se para muitos deles. E a imigração vai passar a fazer-se segundo as necessidades da economia. Quem não tem trabalho não entra e não fica.  Essa é a curto prazo a mais provável das consequências. Depois virá a economia, tanto para os Britânicos como para os europeus.

E não esquecer que é dificil manter a razão quando o vizinho é assassinado na esquina mais próxima. Le Pen na França tem razões para sorrir.

Espero bem que a UE face a este resultado não inicie um processo de desagregação, abrindo mão dos seus princípios. Esse é o caminho mais fácil mas também o mais perigoso. Trata-se agora de a UE ter uma profunda reflexão no sentido de se fortalecer porque o que há a perder é demasiado importante