Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Governo de Salvação Nacional

Já apareceram vozes a pedir um governo de salvação nacional .

A nossa economia está a afundar e depois da pandemia as empresas e as famílias vão ter que pagar as moratórias que, evidentemente, não poderão pagar. Vem aí uma nova crise nos bancos ? 

Entretanto o governo dá sinais evidentes de desorientação enquanto espera ansiosamente pelo dinheiro de Bruxelas. A dívida bate recordes, tendo crescido em 2020 em mais de 20 mil milhões.

Se estamos sob esta coartação, volto a Marcelo Rebelo de Sousa. Espero que exerça a sua autoridade, a sua magistratura de influência, pois o regime é semi-presidencialista. É tempo de chamar todos os Partidos, com assento parlamentar, juntá-los frente a frente (pode ser por uma qualquer plataforma de vídeo-conferência) e pedir soluções a todos. Debatam. Critiquem-se. Ataquem-se. Ofendam-se. Mas, no fim da discussão de ideias, arranjem soluções sensatas e justas para o país. Apresentem-nos um plano de recuperação exequível, com medidas concretas, sem grandes descrições gongóricas. Dêem justificações fundamentadas às decisões. Olhem para o curto, o médio e o longo prazo. Olhem para a nossa economia. Olhem para o que será o país e as empresas após o fim das moratórias de crédito. Reflictam na decisão de dar dinheiro directamente às pessoas. Olhem para o país como um todo, não discriminando os que estão mais atrás, os que são mais esquecidos. Façam pressão em Bruxelas, encontrem formas de reagir a tudo isto. Não são apenas as ambulâncias que esperam no Hospital de Santa Maria que nos chocam, é toda a gestão sanitária e económica que não pode viver de ideias avulsas, nem pode persistir a navegação à vista, sem um mapa que nos trace a rota de saída. Eu sei que falar é fácil.

Nenhum Governo gere todos os aspectos da vida do país, isso seria numa economia de direcção central com outro regime político, porém é notório que este Governo está fora de pé. Está cansado. Está perdido. Claro que é fácil ser treinador de bancada. Mas um Governo para impor medidas, precisa de autoridade e de um suporte sólido. Precisa de apoios.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.