Factos sobre a dívida pública portuguesa por Rui Mendes Ferreira
Juros da dívida pública de Portugal, a 10 anos, atingiram hoje, os 3,24%. Enquanto os de Espanha, para o mesmo prazo, estão nos 1,07%.
Para os menos entendidos ou conhecedores, vou tentar explicar o que se está a passar, e as implicações que se avizinham.
Esta semana tivemos uma colocação que para além de ter tido uma baixíssima procura ( o que traduz bem a desconfiança dos investidores em relação a Portugal) teve uma taxa de juro já muito próximo destes valores.
Ora acontece que tudo isto se passa, apesar do BCE estar a comprar no mercado secundário 1200 mil milhões de dívida nacional, todos os meses. Mas nem assim os nossos juros baixam. Antes pelo contrário.
Portugal, tem sido desde o ínico de 2016, o único país da zona euro, que tem registado aumento dos juros da sua dívida pública. Todos os restantes países, apresentam trajectórias descendentes. Inclusive a Grécia.
Então se o BCE está a comprar dívida pública nacional, porque é que os nossos juros não baixam como os dos restantes países? Com a a política monetária levada a cabo pelo BCE, o normal e esperado seria uma descida dos nossos juros. Mas porque não descem então:
É simples: se o BCE está a comprar 1200 mil milhões todos os meses, e os juros sobem, isso quer dizer os investidores, que deteem em carteira, títulos da nossa dívida pública, estão a tentar desfazer-se deles, a um ritmo e em montantes superiores, aqueles a que o BCE a está a comprar.
Assim, face ao que está a acontecer, no dia em que o BCE parar de comprar dívida pública portuguesa, tudo indica que os juros irão disparar, e o segundo resgate será meramente uma questão de dias, ou algumas semanas, na melhor das hipóteses.