Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Estado não consegue garantir sigilo fiscal

Este é que é o verdadeiro problema. O estado não consegue garantir o sigilo fiscal e a devassa é permanente e está ao alcance de qualquer um que tenha acesso aos dados. Este facto é mais do que suficiente para que se implementem  listas sejam elas ou não VIP.

Porque não sejamos ingénuos. Não só há voyeurismo como também negócio. Basta ver as primeiras páginas dos jornais. E é claro que os infractores não são politicamente neutros. Basta ver como o sindicato colocou a questão. O problema, para o sindicato, não é a quebra do sigilo fiscal, é não poder consultar todos os contribuintes, porque até na devassa devemos ser todos iguais.

Mas a verdade é que não somos todos iguais perante o direito do sigilo fiscal. A maioria de nós não vale um cêntimo para os criminosos. É mesmo por não sermos todos iguais que alguns devem ser protegidos na impossibilidade de o sermos todos.

A Autoridade Tributária é uma bandalheira e não é de agora. Longe disso. Mas é coisa que não preocupa sindicalistas indignados. Cheira-me que há muito funcionário público que vai apanhar com os "estragos colaterais".