Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Então o consumo também está a pique ? por Rui Mendes Ferreira

Da série: "o motor gripado"

Então camaradas, o consumo privado não era o motor com o qual prometeram que iriam conseguiu acelerar o crescimento da economia?

Lá teremos que voltar às exportações, à contenção de consumo interno de bens importados, à contenção no endividamento, e a termos que trabalhar para voltarmos a conseguir excedentes na balança externa, como única forma de crescimento saudável, correcto e sustentável.

Isto só comprova que afinal, a tão falada reposição de rendimentos, não passa de um mito, alavancado em permanente mentira.

Se o actual governo diz que não houve aumento de impostos, e que houve uma reposição líquida no rendimento disponível das famílias, mas apesar disso o consumo privado diminuiu consideravelmente, então os níveis da poupança, teriam que obrigatoriamente ter registado um aumento.

Ora acontece que, a poupança não só não aumentou, como ainda diminuiu para os níveis mais baixos de sempre. Logo, se o consumo, diminuiu e não houve poupança, é porque não houve de facto, reposição nenhuma de rendimentos, pois o que deram, foi de imediato retirado mas em maior volume, e por isso o consumo e a poupança apresentam menores valores que durante o governo anterior.

Podem continuar a dizer as mentiras que quiserem, mas estes indicadores, são como o algodão. Não enganam.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.