Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

E o que pensam os trabalhadores pobres sobre os subsídios aos ciganos ?

Devo já dizer que vivo aqui nas Olaias há mais de 40 anos e sempre me dei com ciganos. Com gente capaz e outra menos capaz. Tal como os portugueses. E há aqui africanos, indianos, ucranianos...

Mas a verdade é que há algo que mal dispõe muito quem trabalha. Os ciganos, na sua maioria, vivem dos rendimentos sociais e isto é muito mal visto por quem trabalha e, que, mesmo trabalhando, não sai da miséria. Não fechemos os olhos a esta realidade.

A maioria desta gente trabalhadora não tem nada de xenófoba, nem sabe o que isso é, vive paredes meias com a etnia cigana a maior parte do tempo sem azedume ou violência.

Mas na altura do mês em que a etnia cigana se alarga um bocado mais em despesas é ouvir " olha, receberam o subsídio" e não o dizem com alegria. Eu e outros tentamos mostrar que o rendimento social ajuda à integração, previne outros males, mas a vulgarização dos subsídios está muito interiorizada na população, principalmente entre quem vive com dificuldades.

A realidade é esta não vale a pena fazer de conta que não ou chamar-lhe nomes feios. E sim, a maioria das famílias ciganas aqui na Olaias vive dos rendimentos sociais. Pelos vistos também em Loures.

capa_jornal_i_18_07_2017.jpg

 

 

10 comentários

Comentar post