Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

É cada vez mais difícil e caro o financiamento da dívida

Porque andam as taxas de juro nacionais muito acima de todas as outras ? Porque é cada vez mais difícil e caro o financiamento da dívida ?

Cada ida ao mercado está a tornar-se cada vez mais onerosa para os cofres do Estado. Portugal voltou esta semana a financiar-se a um custo bem mais elevado, refletindo os momentos de tensão tem protagonizado nos mercados secundários de dívida desde o início do ano. Nas últimas semanas, os juros da dívida portuguesa fixaram máximos desde o tempo da troika. Os investidores internacionais têm identificados os riscos e ameaças que podem desestabilizar Portugal. Que podem atirar o país para um novo resgate financeiro.

juros-01.png

 

O que explica grande parte do agravamento dos juros e spreads em 2016 e início de 2017 não são os fatores externos. Mas também não são os desequilíbrios internos (porque eles já existiam em 2014-2015).

O que explica este aumento em 2016 é o enorme desconforto dos investidores face às escolhas do atual governo, que ao coligar-se com a extrema-esquerda, teve de: não ter qualquer política reformista ou modernizadora; ficar refém das exigências da extrema-esquerda relativamente aos transportes urbanos e administração pública; reverter as medidas tomadas nos anos anteriores e, finalmente, ter uma política orçamental ilusória .