E bem verdade que é preciso ir buscar o dinheiro onde ele está
Se há virtude na "geringonça", e há , a principal é ter transformado a extrema esquerda num cordeirinho em relação à Europa. Veja-se como se afadiga em aprovar orçamentos alinhados com Bruxelas . Sublinhe-se as exigências descabeladas de reestruturação da dívida de há um ano com as mais recentes e cordatas propostas.
PCP e BE aprenderam com o Siryza que lá continua ao leme na Grécia a executar programas de austeridade tal qual PSD/CDS o fizeram por cá. Bem dizia a Mariana Mortágua que é preciso ir buscar o dinheiro onde ele está.
Estamos pois, como o resto da Europa, na direcção certa mas, se o PS não conseguir fazer as reformas estruturais necessárias por oposição da extrema esquerda, mais uma vez ficaremos à bolina à espera que o ambiente externo nos dirija a porto seguro. E o custo da actua acalmia será mais um ciclo de empobrecimento.
Sem reformas, sem o programa do BCE de compra de dívida, sem os subsídios europeus do Programa 2020 para investimento num país onde público e privados não têm dinheiro, qual seria o destino ?
Transformar dois partidos "marginais" do regime, e contestatários da integração europeia, em diligentes cumpridores das exigências dessa mesma integração, empenhados salvadores de bancos, e devotos do rigor orçamental não é coisa pouca .