Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Dois estados única solução realista

O que sempre esteve ao alcance da compreensão de todos. Nem os Israelitas podem ser encaminhados para os fornos ainda quentes do holocausto nem os palestinianos podem ser deitados ao mar. Dois estados resultantes de cedências mútuas e a viver em boa vizinhança afinal o que mais vezes aconteceu em todo o mundo. A paciência dos americanos está a esgotar-se e são cada vez mais as vozes a favor da solução "dois estados". A não ser assim, Israel pode tornar-se um estado com um sistema "apartheid", com cidadãos de primeira e de segunda.

A criação de dois Estados é a única solução realista. Porque um Estado unitário vai acabar por ser ou um Estado de apartheid, com cidadãos de segunda classe, ou um Estado que vai destruir a capacidade de Israel de ser um Estado judeu", declarou Kerry, segundo o Daily Beast.

O termo 'apartheid' refere-se ao sistema social segregacionista que vigorou na África do Sul, entre 1948 e 1994. "Com este cenário no espírito (...) deve-se compreender o quão imperativo é chegar a uma solução de dois Estados" . Mais uma vez vai ser a concórdia e o bem senso a ganhar sobre os extremismos de um lado e outro.