Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Diferenças com o rabo de fora

O IFO - instituto Alemão- vem propor o perdão da dívida para os países do sul, à semelhança do que se fez em 1997 para os países da Ásia. A iniciativa vem de dentro da própria Alemanha e de um instituto altamente reputado. Agora atentem no proposto por quatro economistas portugueses. Banca controlada pelo estado o que, parece completamente inviável no quadro da UE.

Uma terceira e que me parece a mais equilibrada e isenta de ideologias é a que propõe que o BCE compre metade da dívida que será paga com os dividendos a que cada país tem direito como accionista. Nesta proposta não se tramavam os credores.

A boa notícia é que há cada vez mais vozes em defesa da reestruturação da dívida como forma de dar folga para o relançamento da economia. Um período de carência a começar já em 2015 libertaria meios para o investimento o que alavancava a economia e combatia com eficácia o desemprego. Mas é claro que para se discutir agora estas soluções foi preciso chegar aqui. Grande parte do trabalho de casa está feito.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.