Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Deus criou os brancos e os negros os portugueses criaram os mestiços

Anda por aí muito progressista incomodado com a história dos descobrimentos. Como se no enquadramento histórico o que se passou de mau e bom não esteja mais que explicado.

Quando os portugueses chegaram a África já a escravatura existia entre os povos africanos. Os portugueses limitavam-se a chegar ao litoral, fazer a troca e seguir viagem. Esta é aliás a verdade histórica que levou os ingleses ao "Mapa Cor de Rosa". Os portugueses nunca tinham pisado o território que exigiam fosse seu quando as nações europeias, a régua e esquadro , dividiam entre si o continente negro.

Ainda hoje o continente sul americano tem vastas memórias da passagem dos portugueses, da sua integração com os indígenas . O mesmo se passa em África onde a permanência dos portugueses se fez por séculos. A multidão de pessoas africanos e sul-americanos que vivem entre nós não deixa dúvidas a quem está de boa fé.

Mas os progressistas estão contra tudo o que cheire a Ocidente, à Democracia como a conhecemos, à União Europeia. Estranho seria não estivessem contra os Descobrimentos.

Estar de boa fé é perceber o contexto em que se desenrolaram os acontecimentos. Perceber, por exemplo, que a Batalha de Aljubarrota, é conhecida por ser uma das mais ferozes e sanguinárias, havendo escritos da autoria do Rei Espanhol vencido que se lamenta amargamente da ferocidade dos portugueses.

A violência terá sido uma característica dos Lusos ? Claro que não. 

3 comentários

Comentar post