Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Delito de Opinião - O homem imperfeito

O texto perfeito sobre Cavaco Silva é um delito de opinião . Na verdade, à esquerda, nunca ninguém viu em Cavaco as virtudes que fazem da Democracia o melhor de todos os sistemas :

Creio no entanto que os historiadores futuros preferirão salientar, do seu duplo mandato em Belém, o facto de representar a ascensão do homem comum ao supremo patamar da hierarquia política portuguesa, devidamente mandatado pelo sufrágio universal. Cavaco Silva foi o primeiro Presidente civil não oriundo das endogâmicas famílias políticas da classe média-alta lisboeta que em regra se vão revezando nos circuitos da decisão. Homem da província, com raízes humildes, funcionou como personificação viva das virtudes e defeitos da democracia, um sistema em que o elevador social funciona e supera as delimitações territoriais dos clãs dominantes.

Neste sentido prestou um bom serviço ao regime democrático - incipiente e frágil mas superior a qualquer outro. Por definição, o regime dos  homens imperfeitos. Porque a perfeição, a que tantos aspiram, na política só existe em ditadura.

Num belo dia num blogue que partilhava com uma dezena de pessoas da esquerda e da extrema esquerda, corriam as eleições que levaram Cavaco ao segundo mandato, chamei a atenção para o facto de apoiarem o candidato " com voz de barítono, olho azul, de família brazonada de Agueda, sem profissão que se conheça, dado aos poemas e frequentemente acusado de ter abandonado os seus camaradas em África...". O contrário de Cavaco Silva.

Que não, responderam-me, o pai dele ( de Cavaco) não era pobre tinha uma bomba de gasolina...

bomba-gasolina-daly-waters-pub-australia-1100x641.

 

1 comentário

Comentar post