Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Défice abaixo dos 3% e PIB acima dos 2% em 2015

É um cenário optimista ? Basta que as coisas corram bem não é preciso milagre nenhum. E como consequência uma descida significativa do desemprego.

O relatório do FMI mostra que não está contente com a realidade da execução orçamental de 2014. Foi bastante melhor do que o FMI previa em Out/Nov. Mostra que tem maus fígados. O melhor mesmo é pagar o empréstimo e ficarmos com as instituições europeias. As eleições legislativas podem ser uma tentação para o governo tomar medidas populistas. Esperemos que não, pelo menos que não ponham em risco o que se fez até agora.

Claro que há a ajuda da baixa do preço do petróleo a qual o governo não controla mas pode-se dizer, que controla todas as outras variáveis. É notável. E o preço do petróleo veio para ficar pelo menos não teremos mais o preço do barril acima dos 80 dólares. O preço considerado no orçamento é de cerca de 97 dólares/barril mas o país está a comprar a 46 dólares/barril. E as compras já efectuadas em Nov/Dez são para entregar em Março. Podemos pois contar com um preço médio no 1º trimestre bem abaixo dos 97 dólares.

Eu acho bem que a almofada poupada depois de garantido o défice de 2,7% seja devolvida aos contribuintes. E devolvia ao longo de 2015 conforme a execução orçamental mostrasse estar em linha com os objectivos.

Populismo ? Depois de saber a que se propõe o PS, que já deixou cair o partido irmão e aplaude com ambas as mãos o Syriza, digam-me coisas...

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.