Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Costa afirma que SNS foi saindo da crise com o fim da “governação da direita”

ORA ESCLAREÇAM-ME, A ÉPOCA DE CAÇA JÁ REABRIU? É PARA TODOS, OU SÓ PARA ALGUNS?

Eu penso que o que Costa disse é factualmente errado. Embora num Governo sob assistência financeira internacional, Paulo Macedo fez uma gestão do SNS equilibrada, que permitiu que as condições de prestação dos cuidados de saúde não se degradassem.

A degradação do SNS acentuou-se com duas decisões do Governo PS, as 35 horas e as cativações. Não fiz esse trabalho, mas acredito que quem compare indicadores como tempos de espera para cirurgia, ou montante de dívidas a fornecedores verificará que a crise do SNS se aprofundou com o Governo PS.

Há um "acid test" interessante para ver que este discurso não se enquadra numa atitude séria, mas sim no lado viscoso e escorregadio, onde Costa se sente como peixe na água, ou melhor como cobra no lodo. Um dos buracos mais complicados que o Estado tinha em mãos chamava-se CGD. Quem é que o Governo socialista foi buscar para por ordem na CGD? Sim, foi esse mesmo, Paulo Macedo. É razoável e credível que, para uma missão tão decisiva o PS fosse buscar um gestor que tenha deixado um sector tão crítico como a saúde em crise? É claro que não é razoável nem credível. Tal afirmação apenas se encaixa na lógica da política rasteira que acredita que a repetição sucessiva de uma mentira a transforma numa verdade.

Acerca deste tema estou a escrever de uma forma mais agressiva do que os parâmetros em que me procuro conter. Mas penso que os factos o justificam, Ora reparem, Costa, proferiu estas afirmações em resposta a uma deputada do seu partido e não em resposta a uma qualquer provocação de outra bancada. O tema desta afirmação fantasiosa de Costa é a saúde, tema que aqueles que têm uma menor cultura do debate, do contraditório, e em última instância da essência da democracia, no qual com desgosto meu sou obrigado a incluir o líder da oposição, entendiam que nestes tempos era tabu, como se o vírus reagisse de acordo com o debate político.

Portanto, suponho que agora que os idiotas úteis já fizeram o seu papel, que reina o clima tão amado de União Nacional, Costa já declarou reaberta a época da caça. Falamos mais concretamente da caça aos papalvos que somos todos nós que dançamos exactamente ao ritmo que nos é ordenado.

PS - Aguardo que os que vieram ao meu mural "rasgar as vestes" em nome da unidade nacional se atirem agora a Costa. Como não tenho muita esperança que o façam vou esperar sentado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.