Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Cortar salários - Costa a fazer o mesmo que fez a Troika

O lay-off na prática faz o mesmo que fez a troika. Corta salários e dá dinheiro às empresas.

Se as empresas com o lay-off pagam apenas 30% dos salários a que título é que se mantêm a facturar se pagam 100% dos salários ?

Já vimos esta política de corte dos salários a ser aplicada recentemente, nomeadamente pela 'troika' [durante o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro]. Foi exatamente a mesma coisa, cortar os salários à maior parte das pessoas empregadas em Portugal", referiu.

Ricardo Cabral crê que desta vez o choque "será ainda maior, dependendo da adesão a estes programas, nomeadamente ao 'lay-off' do Governo".

Ricardo Cabral deu o exemplo "uma empresa que consegue pagar os salários mas tem um incentivo do Estado a dizer para pôr os trabalhadores em lay-off pagando só 30% dos salários", considerando que "na prática o Estado está a dar dinheiro aos acionistas para pôr os trabalhadores em lay-off".

Paralelamente, o professor na Universidade da Madeira (UMa) lembra que "ao reduzir os salários, o choque inicial que afetou a atividade da empresa propaga-se para os trabalhadores, que por sua vez ficam com menos rendimento e vão alterar o seu comportamento", reduzindo a despesa, criando "um choque se que propaga pelo resto da economia".

Tu queres ver ?

4 comentários

Comentar post