Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Coronavírus - este é o primeiro dia em que houve menos novos casos

É bom mas ainda não chega. Quando houver quatro ou cinco dias a reduzir então pode ser que queira mesmo dizer que as medidas estão a dar resultados. Até porque a curva continua a crescer.

odos os dias o número de infetados com o novo coronavírus em Portugal tem desenhado uma curva de subida exponencial. Mas esta quinta-feira - se analisarmos a última semana - o crescimento percentual foi mais baixo: 22%, quando tem andado na ordem dos 40% nos restantes dias. Atualmente, segundo os dados oficias da Direção-Geral da Saúde há 785 pessoas infetadas no nosso país, mais 143 do que na quarta-feira. No dia anterior, por exemplo, tinha-se registado 194 novos casos (mais 43%). O que significam estes números? Querem dizer que o isolamento dos portugueses está já a dar resultados? Significa que os resultados dos rastreios atrasaram? Há mais pessoas infetadas mas não fizeram o teste ao covid-19? Ou simplesmente não quer dizer nada?

Para o epidemiologista Henrique Barros ainda é cedo para tirar conclusões.

Estão internadas por causa do novo coronavírus, neste momento, 89 pessoas. Sendo que 20 encontram-se nos cuidados intensivos. "Em números redondos, estão internados cerca de 15% [dos doentes]. Isto quer dizer que a maior parte dos cuidados podem ser feitos no domicilio. Estamos a passar gradualmente dos cuidados nos hospitais de referência par outro modelo de atendimento em casa. Vamos confiar neste mecanismo. E se alguma destas pessoas agravar os sintomas irá para os cuidados de saúde", explicou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa, esta quinta-feira às 12:30.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.