Construção e Reparação Naval recuperam nas mãos de privados
Lembram-se da ópera bufa à volta dos estaleiros de Viana do Castelo, sem encomendas, nas mãos dos sindicatos , não cumprindo prazos nem as condições acordadas com os clientes ? Pois como seria de esperar, após mudar para mãos que conhecem o negócio, está a prosperar .
Mais uma vez se prova que o Estado não pode estar metido em sectores que não conhece e deve deixar para quem sabe os negócios em concorrência .
A recuperação da actividade da construção naval em Portugal em 2015 fica a dever-se em particular às encomendas garantidas pela West Sea, do grupo Martifer, que opera nos antigos estaleiros Navais de Viana do Castelo em associação com outra empresa de construção naval do grupo, a Navalria, sediada em Aveiro; e também à Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana, que opera em Vila Real de Santo António.
“ são sectores estratégicos para Portugal, por proporcionarem geração de emprego e riqueza num vasto conjunto de indústrias”.
“Portugal dispõe de estaleiros com capacidade relevante. No entanto, enfrenta uma forte competição por parte de países com mão-de-obra barata ou de países de tecnologia mais avançada”, explica o barómetro da PwC.
É, claro, que isto é mais uma campanha reaccionária e contrária aos interesses dos trabalhadores .