Carta de um portuense a um portista
Carago, pá, até os como :
Para mim futebol é o que se passa dentro do campo. Gosto de ver como gostei de praticar, hoje não perco os bons jogos. Só os bons. Não esqueço as grandes equipas portuguesas que venceram campeonatos europeus e até foram campeões mundiais de clubes. O F C do Porto deu-me grandes alegrias.
Ontem, ao ver o jogo em Londres fiquei magoado. Não pela derrota, afinal eram duas grandes equipas, uma delas podia ganhar, mas pela exibição do FC Porto. Aquilo que se viu no campo não se faz a uma equipa recheada de grandes jogadores. Parecia uma daquela equipas em que os jogadores se juntam ao almoço e nunca jogaram juntos.
Mudar tudo é uma táctica ? Então onde fica, no caso, o trabalho realizado nos treinos ? As jogadas estudadas? As compensações? Tirar o ponta de lança que dá profundidade ao ataque ( e este até marca golos) e oferecer de bandeja aos centrais ingleses a classe e a técnica de Ibrami, obrigando-o a jogar de costas para os sarrafeiros ingleses, é sério ? E jogar com dois defesas esquerdos, ambos mauzinhos, deixando de fora extremos versáteis e tecnicamente evoluídos é razoável ? E que dizer daquele meio campo que não conseguia segurar a bola ?
Andrade, sabes o que dizia o mestre Pedroto quando ia jogar a Inglaterra? Ai, eles correm muito ? óptimo, podem correr desde que não tenham a bola. E os jogadores portugueses, não só os do Porto, passaram a guardar a bola. Ontem, o que se viu, foi mais parecido com uma corrida de cavalos ( sem ofensa) em que os ingleses são exímios. O Matic e o Ramires dois dos melhores jogadores do mundo no seu lugar, tiveram a oposição do pobre rapaz, que é um óptimo jogador, da selecção, mas que ainda há um ano jogava no Marítimo ( sem ofensa para o Maritimo).
Sei que estás com os azeites mas, pá, não aguentei e, ainda estou por perceber aonde e porquê foram buscar aquele...bem, tu sabes.