Brexit , os jovens querem manter-se na UE
As sondagens flutuam conforme sejam efectuadas por telefone ou por on line. Por telefone respondem sim. Por on line respondem não. 43% dizem que querem sair. 39% querem manter-se na UE. 18% não têm opinião.
O factor mais duvidoso é o comportamento dos mais jovens que poderão não votar e estes são os mais inclinados para o sim.
Um vizinho meu que trabalha entre estadias no Reino Unido e Portugal diz-me que na altura da votação muitos dos que agora dizem que querem sair, votarão não. É claro que há questões na UE de que não gostam mas dificilmente esquecerão o mercado de 500 milhões de pessoas de que precisam para os seus produtos. Por agora há uma pressão para que o país possa tirar mais e melhor nas negociações com Bruxelas e isso faz-se com sondagens a pisar o risco.
As realizadas por telefone tendem a dar continuidade à presença do país na União Europeia, enquanto as efetuadas online colocam geralmente o Brexit à frente.
Segundo o jornal, a participação dos jovens eleitores será uma das chaves do resultado de 23 de junho.
"Os estrategas do Governo e das sondagens admitem em privado que o problema central para a campanha a favor da manutenção na UE é que o seu maior apoio se encontra entre os jovens, o grupo mais suscetível de não ir votar", escreve o jornal.
O futuro quer manter-se na UE, o passado quer sair.