Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

BPI quer comprar Novo Banco

Há vários bancos interessados - Santander, BBVA - mas o melhor posicionado é o BPI. Tem como accionistas de referência a Caixa (espanhola) e Isabel dos Santos ( angola). Já tentaram - BPI e BES - casamento há uns anos mas não consumaram. Parece que é agora e o resultado será o maior banco Português mesmo maior que a CGD e que o BCP. Com sorte pode ser que de uma ameaça se encontre uma oportunidade. É que se há coisa que o país não precisa é de mais um problema graúdo no sector financeiro.

Nesse processo, o BPI e o Novo Banco poderão fundir-se, dando origem a uma instituição com ativos superiores a 110 mil milhões de euros, ultrapassando mesmo a Caixa Geral de Depósitos. Essa hipótese agradará a Isabel dos Santos e concretizaria uma fusão que até já esteve em cima da mesa em 2000, quando um acordo entre os dois bancos previa que os acionistas do BES ficassem com 59% e os do BPI com 41% da estrutura da instituição que daí resultasse. Agora, a situação alterou-se e os pratos da balança são bem diferentes do que eram na altura, anota o Económico.

Segundo as mesmas fontes, para a accionista angolana do BPI, um cenário de fusão com o BES permitir-lhe-ia ter uma posição de referência no que seria o maior banco português, com activos superiores a 110 mil milhões de euros, acima da actual líder CGD (100 mil milhões) e do BCP (80 mil milhões). Porém, o BPI não é o único que tem estado em contactos com o BNP Paribas, o assessor financeiro que o Banco de Portugal encarregou de vender o Novo Banco. Também o Santander tem estado de olho no banco "bom" que resultou da resolução do antigo BES. O BBVA e o BIC são também vistos como potenciais interessados.