BE : sem olhar a meios e sem escrúpulos
Já se percebeu que o orçamento vai passar porque o interesse nacional assim o exige pese as egoístas linhas vermelhas apresentadas pelo BE.
O OE será, essencialmente, do agrado do Governo com o apoio (porventura abstencionista) do BE. Se assim não fosse, seria o PSD a abster-se (se é que o não fará).
E aqui está o egoísmo do Bloco. Como eles próprios dizem, as suas posições são justas e não querem abdicar delas. Ou seja, qualquer ideia de negociação é colocada como um exercício dos outros em relação a eles. É o cúmulo do egoísmo político não ver nunca os interesses mais alargados do país, dos outros eleitorados, dos 90% que não votam Bloco (que recolheu 9,52% nas urnas, em 2019), para se centrar nas suas causas que, por esta via, conseguem uma sobrerepresentação e uma sobrestimação incalculáveis.
A diferença entre esses radicais e as pessoas moderadas, é que estas preferem que haja Orçamento mesmo fazendo algumas vontades ao Bloco, ao passo que o Bloco se fecha numa concha de egoísmo e de falsa autoridade.