Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Aumenta a procura, crescem as exportações o investimento e a economia

Quem o diz é o Banco de Portugal . No Boletim hoje publicado, o BdP mantém a previsão de crescimento do PIB em 1,7% para este ano, apoiada nas exportações e também na procura interna.

O supervisor melhorou mesmo as perspectivas de investimento, apontando agora para um aumento de 6,2% este ano, face aos 4% da previsão anterior. O que se traduz em mais emprego.

Com o maior desafogo financeiro das famílias e empresas - com condições de acesso ao crédito mais facilitadas - a poupança, depois de anos a crescer, está agora ao nível de 2008.

Apontam os economistas do banco central, que notam que a evolução traduz, no entanto, uma "recomposição significativa da estrutura da despesa no sentido de uma crescente orientação de recursos produtivos para sectores com maior exposição à concorrência internacional, à semelhança do que se tem observado nos últimos anos".

Para suportar este diagnóstico o banco central avança que, nas suas previsões, o peso das exportações no PIB chegará aos 46%, o que compara com 32% em 2008.

inv.jpg