Até parece que a grande hotelaria tem representantes na AR
É preciso acabar com o alojamento local. Quem ganha ? A grande indústria hoteleira . E quem se apressou a defender esse interesse ? O grupo parlamentar do PS .
Contrariamente ao que nos querem vender o alojamento local está regulamentado, viu o imposto sobre a actividade crescer de 15% para 35% . Em vez de se deixar a actividade funcionar livremente, baixando custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados, o que se faz é tentar acabar com um dos players . Não por acaso o que representa os mais débeis, milhares de pessoas que investiram o pouco que tinham ( e que não tinham).
Começaram com aquela história que os bairros de Lisboa estavam a ser descaracterizados, os habitantes andariam fulos com os turistas, havia que salvar a capital. Logo a seguir a música passou para o Porto . Igualzinha . Mais tarde ( não muito) lá apareceu o assunto na Assembleia da República. Até dá a ideia que há um acesso privilegiado aos senhores deputados.
O diploma apresentado por dois deputados do PS foi um balão de ensaio que de tão mauzinho levantou um coro de protestos. Já recuaram todos, afinal parece que o tal alojamento local não é assim tão mau.
Num altura em que a actividade económica é sustentada pelo turismo ( que é preciso dizer que só se faz com turistas) esperava-se que o estado ajudasse, facilitasse, mas não, quer intervir para acabar com a concorrência.
E com o rendimento extra mínimo, de muitos milhares de pequenos investidores. Vamos longe.