As "vantagens" de regimes autoritários e mesmo totalitários
Sem liberdade manda quem pode e obedece quem deve. Não é isso o que os regimes liberais defendem. Mas já há por aí quem evidencie as vantagens dos regimes autoritários e mesmo totalitários.
Estaria a porta escancarada para os populistas e as soluções políticas radicais que tomariam conta da contestação e teriam resultados eleitorais futuros muito perigosos para a nossa democracia liberal.
Basta, aliás, ver a simpatia com que alguns setores do nosso país analisam as medidas que a China e outras ditaduras tomaram. Os comentários que procuram evidenciar as vantagens de regimes autoritários e mesmo totalitários em "certas circunstâncias".
Aguentámos a crise de 2008 mantendo o quadro partidário relativamente estável, dificilmente esta crise o deixará da mesma forma. Um bloco central ajudaria à implosão do sistema.
Tudo isto parece secundário neste momento. Nestas alturas tudo parece distante e a urgência tende a ser o único critério, isso leva a decisões que podem ser muito gravosas no médio prazo. Não nos esqueçamos de que temos futuro.