Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

As relações comerciais e de investimento Luso-Alemãs - a AutoEuropa

As relações comerciais e de investimento entre empresas portuguesas e alemãs- o caso Autoeuropa.

Sem menosprezo do relacionamento com as empresas de outros países , o investimento alemão em Portugal tem um perfil muito adequado aos objectivos de desenvolvimento do nosso país. O investimento mais representativo é o industrial (não o imobiliário, financeiro ou comercial ) e,portanto, estruturante para a economia pela melhoria da sua componente tecnológica e formativa. Na indústria, são os sectores automóvel , de componentes para o automóvel e de software aplicado que são mais representativos .O Total do investimento de empresas alemãs nos últimos 5 anos foi de 12 mil milhões de Euros. Contudo, outros países conseguem captar " fatias " bem mais significativas do investimento alemão sendo que Portugal está atrás de países como Itália , Espanha, Polónia , Rep. Checa, Irlanda , Roménia e até da Grécia. Em termos de quota, Portugal recebe apenas 0,2% do investimento alemão , contra 2,3% da Espanha, por exemplo (menos de 10% ) .
Por ouro lado, as exportações de Portugal para a Alemanha têm vindo a crescer todos os anos tendo atingido , em 2016,quase 6 mil milhões de Euros, com relevo para as máquina e aparelhos ( em forte alta ) e para o material de transporte ( em baixa significativa ) .Contudo, mais uma vez, os valores exportados são modestíssimos comparados com Irlanda , Roménia ou Espanha para já não falar da Itália donde a Alemanha importa 5,4% do total enquanto Portugal se fica por 0,6% das importações alemãs .Muito pouco !
É neste contexto que devemos equacionar os problemas laborais na Autoeuropa . Atrasam-nos, ainda mais, em investimento e em exportações para um país fundamental para o nosso crescimento,emprego e desenvolvimento tecnológico.
Nota : Fonte dos números citados : CCILA / Deutsche Bundesbank/ Roland Berger )

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.