As possíveis respostas de Filipe Gonzalez
O "austercídio" : "há que reconhecer que o socialismo democrático também não foi capaz de propor com clareza uma alternativa credível a estas políticas". Esta foi sempre a "minha" questão. Proponham uma alternativa que me convença que eu mudo de opinião quanto à austeridade.
González propõe que se faça o que foi feito pelos Estados Unidos, "que foi a origem e o centro desta crise e reagiu reduzindo o seu défice, crescendo economicamente, gerando emprego e empreendendo reformas que estão a melhorar a sua inserção na economia global". Não deixa, no entanto, de criticar parcialmente o que foi feito nos Estados Unidos no que diz respeito ao aumento da desigualdade na distribuição de subsídios naquele país.
Afirmando-se envergonhado com o que se passa na UE, sobretudo em Portugal, Espanha e Grécia, propõe aos governantes europeus que aprendam algo com o que tem feito o país liderado por Barack Obama "para não matar a esperança no futuro da Europa".
Terá sido necessário passar por estes três anos de sacrifício para agora entrarmos nesta fase de crescimento económico ? Ninguém tem a resposta.