As férias do primeiro ministro são mesmo um enigma ?
Serão mesmo um enigma as férias do primeiro ministro ? É claro que António Costa por esta altura não terá um momento de sossego. Passa o dia agarrado ao telemóvel. Anda tão agitado que o PS a primeira coisa que fez foi pagar uma sondagem para perceber como estavam os fogos e o roubo de Tancos a minar a popularidade do seu secretário geral.
Se não descansa porque está Costa longe dos centros de poder ? A explicação é deixar que os seus ministros sejam minados com perguntas a que não sabem responder e a responsabilizarem-se por decisões que foram tomadas por Costa ou com a sua autorização.
É um faz de conta velho como a política. Desaparecer nos momentos difíceis e aparecer quando há boas notícias. Na espuma das notícias fica a cara de alguém que nada tem a ver com o que corre mal nos serviços do estado.
Ainda não tinha ido de férias e Costa já não suportava que se conhecesse o seu envolvimento na compra e na negociação da gestão da PPP do SIRESP . O PCP e o BE começaram a fazer perguntas sobre as cativações. Mil milhões ? Onde foram feitas ? Queres ver que foram na Administração Interna e nas Forças Armadas ? Se Centeno não responde como poderá Costa responder ? As finanças não estão entregues ao "Ronaldo das finanças" ? Não mexe no que está bem.
Entretanto o primeiro ministro vai deixando passar a tempestade, monta uma medida açucarada e um dia destes aparece aí como o verdadeiro salvador.